Fontes de Sabedoria

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Charopes caseiros...



Inverno é época de resfriados, gripes e tosses certo?
Aqui vai uma dica maravilhosa que encontrei na minha bisbilhotagem matinal....rsrsrs
A tosse,  é um refluxo do corpo quando a estímulos irritantes no aparelho respiratório e pulmões. Esses estímulos podem ser tanto de um simples resfriado quanto de doenças mais graves. Irritação na mucosa, acumulo de secreção, presença de material estranho, todos são motivos para a tosse vir à tona. Além disso, existem dois tipos de tosse: seca e produtiva. Na tosse produtiva existe um catarro que se movimenta para ser eliminado. Na tosse seca esse catarro parece não existir (MEU CASO), mas somente com avaliação médica é possível saber se a tosse é realmente seca ou trata-se de algum tipo de desidratação, ou tratamento incorreto, quando ele não flui.

Apesar da prescrição médica, é comum encontrarmos receitas caseiras de xaropes ou chás, lá da nossa vovozinha, lembram???

Xarope Abacaxi
Rodelas Maduras de Abacaxi e mel (para cada fatia uma colher de sobremesa.)
Cozinhe em fogo baixo até ponto de calda, coloque em um vidrinho
3 a 4 colheres por dia

Xarope Agrião
1 maço agrião
1 xícara rasa de mel
Sumo de 1 limão

Modo de Preparo:
Leve o agrião picado (folhas e talos) ao fogo muito baixo com 1/4 de xícara de água filtrada durante cerca de 20 minutos. Panela tampada!
Passado esse período as folas de agrião murcham e soltam todo o liquido. Transfira o agrião cozido mais o líquido para o liquidificador, juntando o mel e o limão.
Bata muito bem, até obter uma mistura o mais homogênea possível. Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

Xarope Agrião 2

2 maços de agrião
2 maços de hortelã
2 dentes de alho
3 pedaços de canela em pau
3 rodelas de gengibre
1/2 kg de açúcar
Leve tudo ao fogo em uma panela grande (é tudo inteiro
mesmo inclusive os talos) em fogo baixo até formar um
caldo grosso.Sirva uma colher de sobremesa 2 vezes ao dia.
Para guardar, use um vidro previamente fervido, e
deixe na porta da geladeira.
Ferva 10 colheres de sopa de folha fresca de agrião com um copo de 200 ml de água coe, adicione 5 colheres de sopa de mel e misture bem. Tomar uma colher de sopa a cada 6 horas, durante 4 dias consecutivos ou ate aliviar os sintomas.

fonte: casadecinco

Nenhum comentário:

Postar um comentário