Fontes de Sabedoria

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sabão feito com sobras de óleo de cozinha.

Vamos RECICLAR???

Todos sabemos que não devemos jogar oleo pelo ralo da pia pois pode poluir a rede fluvial de nossa cidade. É uma questão de conciência por isso estou colocando aqui uma receita super facil e barata que peguei no blog  http://chegadebagunca.blogspot.com/. Eu uso só sabão feito em casa, não exatamente esta receita, mas confesso que estou curiosa para experimentar. A última vez que fiz foi a 2 anos e  agora que está acabando meu estoque de pedras em compensacão meu estoque de óleo usado esta no ponto...

Ingredientes:


2 litros de óleo de cozinha usado
350 g de soda cáustica em escama
350 ml de água

Modo de preparo:

Dissolva a soda cáustica na água em uma vasilha reforçada, pode ser uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário